Quando considerar procurar uma clínica de recuperação?

Quando considerar procurar uma clínica de recuperação?

Uma clínica de recuperação pode ser um divisor de águas na vida de quem está tentando se livrar de um vício, seja em drogas ilícitas, substâncias lícitas ou então buscando tratamento para condições psíquicas.

Mas nós sabemos que a experiência de reabilitação pode ser intimidante, especialmente não sabemos o que esperar – seja para nosso tratamento ou de algum ente querido.

Saber o que acontece na reabilitação pode ajudar a deixá-lo mais tranquilo. Elencamos abaixo alguns dos recursos mais comuns dos programas de reabilitação para que você esteja o mais preparado possível para a experiência.

Quando considerar procurar uma clínica de reabilitação?

Depois de reconhecer que precisa de ajuda com um vício, provavelmente considerará outras opções antes de entrar em um programa formal de reabilitação.

Um médico especializado pode oferecer ajuda na forma de desintoxicação aguda ou prescrever medicamentos que reduzam os desejos de álcool e evitem recaídas de álcool e outras drogas. As pessoas que esgotaram essas opções geralmente precisam encontrar um programa de internação.

Um sinal de que você precisa de ajuda para controlar seu vício é quando o uso de substâncias afeta negativamente muitos aspectos de sua vida, como seu trabalho, seus relacionamentos, seus hobbies, sua saúde mental e/ou sua saúde física.

Pergunte a si mesmo o que o uso de substâncias está tirando de sua vida. Você está se afastando das atividades que costumava gostar? Você está constantemente pensando na próxima vez que poderá beber ou usar drogas?

A automedicação, beber ou consumir drogas para tratar sintomas de ansiedade ou depressão é outro motivo para considerar a reabilitação. Aqui no Grupo Efraim, nossos profissionais estão empenhados em ajudar a diagnosticar condições de saúde mental que podem coexistir com seu transtorno por uso de substâncias e, então, podemos tratar ambos adequadamente.

Desenvolver uma tolerância ou dependência de uma substância pode ser um indicador de dependência.

Tipos de tratamento na clínica de recuperação

Existem alguns tipos diferentes de tratamentos na clínica de recuperação que você pode considerar. Você não precisa determinar por conta própria o que melhor se adapta a você e às suas circunstâncias únicas. Normalmente, um médico, bem como membros da equipe do centro de reabilitação, o ajudará a decidir.

Os tratamentos incluem:

Tratamento residencial de longa duração: Este é um tipo de reabilitação que oferece atendimento 24 horas por dia em um ambiente residencial (não em um hospital). As estadias tendem a durar entre seis e 12 meses. A socialização com a equipe e outros residentes faz parte do tratamento, assim como sessões de terapia em grupo, sessões de terapia individualizada, programas educacionais sobre saúde mental, dependência, nutrição e muito mais.

Tratamento residencial de curto prazo: Esses programas normalmente são baseados na abordagem de 12 etapas para a recuperação do vício. O tratamento residencial de curto prazo foi originalmente projetado para pessoas com transtorno por uso de álcool, mas eventualmente é usado para tratar pessoas com transtornos por uso de outras substâncias. Esses tratamentos tendem a durar de três a seis semanas e são seguidos por terapia ambulatorial e grupos de apoio (como A.A.) para reduzir o risco de recaída.

Tratamento ambulatorial: O tratamento ambulatorial significa que você continua vivendo em sua casa, enquanto vai à clínica de recuperação regularmente durante a semana. Você participará de muitos dos mesmos tipos de programas que os centros de tratamento residencial oferecem (sessões de terapia e cursos educacionais), exceto que você não mora no centro de tratamento.

Procure o Grupo Efraim e te ajudaremos a fazer a melhor escolha para um tratamento eficaz.

Blog

Aceitamos planos de saúde

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.