Tratamento Dependência química

Tratamento Dependência química

A dependência química, quando acomete uma pessoa, pode causar danos incontáveis em diversas esferas: em âmbito pessoal, profissional, social e em relacionamentos.

Quando uma pessoa se encontra nesse estado, ou quando alguém de nossa família está imerso nesse tipo de problema, a falta de informação é o principal inimigo. Por outro lado, instituições sérias e focadas em resolver o problema com eficácia e humanidade podem ser um divisor de águas da vida das pessoas.

O que é considerado dependência química?

A dependência química é uma condição complexa na qual há uso descontrolado de uma ou mais substâncias, apesar das consequências prejudiciais. As pessoas acometidas por esta condição têm um foco intenso no uso de certas substâncias, como álcool ou drogas ilícitas, a ponto de prejudicar a capacidade da pessoa de funcionar no dia a dia.

As pessoas continuam usando a substância mesmo quando sabem que está causando ou causará problemas.

Dependentes químicos podem ter pensamentos e comportamentos distorcidos. Mudanças na estrutura e função do cérebro são o que faz com que as pessoas tenham desejos intensos, mudanças na personalidade, movimentos anormais e outros comportamentos. Estudos de imagem cerebral mostram alterações nas áreas do cérebro relacionadas ao julgamento, tomada de decisão, aprendizado, memória e controle comportamental.

Na prática, o uso frequente de substâncias pode causar mudanças no funcionamento do cérebro. Essas alterações podem durar muito tempo após o desaparecimento dos efeitos imediatos da substância, ou seja, após o período de intoxicação. Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de substância utilizada.

Quando alguém é identificado como dependente químico, significa que desenvolveu tolerância à substância, fazendo com que esse indivíduo precise de quantidades maiores para sentir os efeitos.

Alguns dos principais motivos que levam ao uso de substâncias químicas incluem:

  • Sentir-se bem;
  • Para se sentir melhor, aliviando estresse ou pensamentos ruins;
  • Para fazer algo melhor, de maneira aperfeiçoada;
  • Curiosidade e pressão dos colegas.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, dependentes químicos podem estar cientes de seu problema, mas não conseguem parar, mesmo que queiram e tentem. O vício pode causar problemas físicos e psicológicos, bem como problemas interpessoais, como com familiares e amigos ou no trabalho. O uso de álcool e drogas é uma das principais causas de doenças evitáveis ??e morte prematura em todo o país.

Os sintomas incluem, principalmente, 4 grandes grupos:

  • Capacidade de controle prejudicada;
  • Problemas sociais;
  • Uso de risco;
  • Efeitos das drogas, como tolerância e abstinência.

Muitas pessoas passam pelo transtorno de uso de substâncias junto com outro transtorno psiquiátrico. Além disso, muitas vezes, outro transtorno psiquiátrico precede o transtorno por uso de substâncias, ou o uso de uma substância pode desencadear ou piorar outro transtorno psiquiátrico.

Como é tratado o transtorno por uso de substâncias?

Tratamentos eficazes para transtornos por uso de substâncias estão disponíveis. O primeiro passo é o reconhecimento do problema. O processo de recuperação pode ser retardado quando uma pessoa não tem consciência do uso problemático de substâncias. Embora as intervenções de amigos e familiares preocupados muitas vezes induzam o tratamento, as referências próprias são sempre bem-vindas e incentivadas.

Um profissional médico deve conduzir uma avaliação formal dos sintomas para identificar se, de fato, trata-se de dependência química. Após o diagnóstico, todos os pacientes podem se beneficiar do tratamento, independentemente de o distúrbio ser leve, moderado ou grave. 

Como a dependência afeta muitos aspectos da vida de uma pessoa, é indicado que o paciente recorra a diferentes tipos de tratamento – de forma personalizada, ou seja, adequada às suas necessidades e especificidades. 

As abordagens de tratamento que abordam a situação específica de um indivíduo e quaisquer problemas médicos, psiquiátricos e sociais concomitantes são ideais para levar a uma recuperação sustentada, como os tratamentos que dispomos no Grupo Efraim.

Blog

Aceitamos planos de saúde

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.