Grupo Efraim: Psicoterapia no tratamento contra dependência

Grupo Efraim: Psicoterapia no tratamento contra dependência

A psicoterapia é uma das abordagens não medicamentosas mais utilizadas para tratar dependência química. Com ampla literatura, validações científicas e estudos que asseguram a eficácia dessa prática, os dependentes submetidos à psicoterapia têm mais chances de se livrar do uso de drogas de maneira saudável, tomando o controle de suas próprias vidas e garantindo que farão escolhas conscientes em vez de recorrer ao uso de substâncias quando um problema acontecer.

Afinal, o que é psicoterapia?

A definição formal de terapia indica que existem linhas definidas, mas tênues, que dividem a terapia e outras formas de intervenção. A psicoterapia é realizada por terapeutas treinados e profissionais que aplicam intervenções e princípios baseados em conceitos psicológicos. Além disso, a grande maioria das organizações que tratam de problemas de saúde mental exigem que o terapeuta aplique técnicas derivadas de princípios psicológicos que foram validados empiricamente para serem úteis no tratamento do problema específico.

Isso significa que as técnicas, princípios ou intervenções específicas usadas pelo terapeuta devem ter evidências de pesquisa suficientes para documentar seu uso e eficácia ou não devem ser usadas.

A definição formal de psicoterapia indica que muitas intervenções individuais consideradas terapêuticas não seriam formalmente definidas como psicoterapia. Por exemplo, muitos indivíduos acham que a participação em grupos de 12 passos para transtornos por uso de drogas é terapêutico – ou seja, eles os ajudam com seus objetivos e os ajudam a mudar certos comportamentos e sentimentos – mas como esses grupos não são dirigidos por profissionais, terapeutas treinados e não aplicam técnicas empiricamente validadas, não se enquadram na definição de psicoterapia.

Certos tipos de terapias complementares e alternativas, como terapia recreativa, arteterapia, musicoterapia etc., também não se qualificam como psicoterapia formal se não forem ministradas por um terapeuta treinado e profissional.

Isso não quer dizer que esses tipos de intervenção não possam ser eficazes, mas não se qualificam formalmente como psicoterapia. Assim, uma intervenção que simplesmente pode ser definida subjetivamente como tendo benefícios terapêuticos não é suficiente para ser reconhecida como uma forma formal de psicoterapia.

Como são as sessões de psicoterapia?

A primeira sessão de psicoterapia será a base das sessões seguintes. Esta é uma chance para o terapeuta conhecer o indivíduo e entender seu vício e contexto. Esta é uma maneira de determinar qual será a melhor maneira de tratar o vício e as outras condições mentais presentes.

O importante nesta primeira sessão de psicoterapia é que o indivíduo seja o mais aberto e honesto possível sobre seu vício, vida e outras informações relevantes para o caso, como detalhes sobre suas influências para o uso de álcool ou drogas.

Quanto mais informações o terapeuta e o cliente puderem trabalhar, melhor será para o tratamento do indivíduo, porque ele receberá o tipo mais adequado de cuidado e apoio à medida que passa pelo processo de recuperação do vício.

Normalmente, antes ou durante as primeiras sessões de psicoterapia, o indivíduo será solicitado a passar por uma triagem de álcool ou drogas. É simplesmente um questionário onde o cliente terá que responder sobre seu vício em drogas ou álcool. Outras perguntas podem incluir aquelas relacionadas a reações, circunstâncias, pensamentos e comportamentos relacionados ao vício.

O terapeuta revisará as informações fornecidas para que sejam avaliadas e avaliadas. Isso fornecerá ao terapeuta a oportunidade de reunir detalhes importantes da entrada inicial. Combinado com o tipo de droga e a intensidade do uso da droga, o terapeuta poderá identificar qual o melhor direcionamento para as sessões de psicoterapia e tratamento da dependência.

Blog

Aceitamos planos de saúde

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.