O que é Droga Zumbi K9, e quais são os seus efeitos
19/04/2023
O que é Droga Zumbi, sua composição e quais são seus efeitos no organismo
O consumo de drogas é um problema sério no nosso cotidiano e por se tratar de um tema bastante polêmico, divergências entre opiniões ocorrem, sobre qual a melhor maneira de lidar com esta questão.
No entanto, não é segredo que diversas pessoas sofrem com o uso abusivo de drogas, estima-se que 11,2 milhões de pessoas no mundo estão utilizando drogas. Diante desse cenário uma nova substância tem dado o que falar e vem assustando ao redor do mundo, devido alguns casos de canibalismo que supostamente seriam efeitos de seu uso.
O consumo de substâncias ilícitas tem causado problemas a diferentes grupos da sociedade, em troca do prazer momentâneo, muitas pessoas vão em busca de fórmulas mais potentes, feitas com misturas nocivas ao organismo.
Um bom exemplo está na droga de nome Krokodil, droga zumbi como é chamada popularmente, é uma das drogas mais mortais da atualidade, constituída por uma série de produtos químicos.
Provavelmente, a produção da droga surgiu na Sibéria e Rússia Oriental, sendo relatada, em 2004, a primeira descrição do abuso dessa droga, se destacando pela sua capacidade de destruição, causando lesões nunca observadas em outros tipos de substâncias que causam dependência.
A droga zumbi é uma versão mais barata da heroína onde apresenta grande potencial para causar dependência, e sua ação e efeitos são bastante rápidos, em razão do seu baixo custo, muitas pessoas passam a utilizá-la sem conhecer suas verdadeiras consequências.
A droga krokodil é um dos entorpecentes mais perigosos do mundo, tendo como base a desomorfina que pode causar enjoo, insônia, depressão e ataques de pânico. Os prejuízos afetam o corpo e a mente do usuário, com consequências graves para a sua saúde.
O que é a droga zumbi
Uma das mais mortais drogas da atualidade, sendo constituída por uma série de produtos químicos, causando uma sensação de prazer momentânea. Os seus efeitos colaterais podem ser rápidos e severos e com um potencial altíssimo de dependência química.
Também denominada de sais de banho, krokodil ou cloud nine, a droga zumbi é uma droga sintética extremamente perigosa, não só por causa da dependência. Mas, também, por tornar seus usuários irreconhecíveis.
Por se tratar de uma droga que chegou nos Estados Unidos repentinamente, foi em 2010 que se alastrou de forma desenfreada, médicos ficaram em estado de alerta e várias regiões do país baniram sua fórmula.
Além disso, a krokodil está na lista de drogas controladas pela Drug Enforcement Administration (DEA), um órgão da polícia federal encarregada de controlar e reprimir o uso de narcóticos.
No entanto, por ainda não haver uma proibição oficial do Governo Federal, a substância alucinógena ainda é encontrada facilmente em algumas cidades dos EUA.
Qual é a composição da droga zumbi?
É uma mistura de substâncias jamais testadas em humanos, cuja fórmula foi banida em 28 dos 51 estados americanos, mas ainda não tem veto do governo federal.
Oriunda de uma planta africana que é utilizada como repelente de insetos, em sua composição geralmente encontram-se fortes estimulantes e psicoativos como a mefedrona, metilona ou MDPV (methyllenedioxyprovalerone).
A principal substância encontrada na droga zumbi é a desomorfina, uma espécie de morfina sintética, a droga pode ser fabricada facilmente em casa por meio de subsistência conhecida como codeína, um medicamento indicado para dor, além de outras substâncias de fácil acesso como gasolina, ácido clorídrico, iodo e fósforo.
Em virtude da quantidade de produtos utilizados para sua fabricação e de suas características, é fácil perceber que a mistura formada é extremamente tóxica e cheia de impurezas.
Seu uso provoca paranoia extrema, agitação, alucinações e força incomum, a droga atua diretamente no sistema nervoso central, embaralhando as funções cerebrais de quem usa o entorpecente.
Como esse entorpecente é usado?
A droga zumbi pode ser usada via oral quando misturadas a bebidas ou a comidas, através de inalação ou pode ser injetada.
Contudo, quando pacientes chegam à emergência, os médicos não fazem ideia do que pode estar ocorrendo, ao se depararem com pacientes com mal súbito e vários sintomas que não correspondem com o cotidiano.
Sem fazer ideia de que pacientes fazem uso desta droga, muitos pacientes chegam a óbito, por não mencionar que fez uso da mesma.
Efeitos físicos e psicológicos da droga zumbi
A droga zumbi possui efeitos extremamente fortes que provocam diversas alterações nas pessoas que a consome, por exemplo: o aumento da força, a necrose da pele, por conta da sua alta toxicidade e comprometimento dos vasos sanguíneos apresentando úlceras e abscessos.
Dentre seus efeitos psicológicos, a substância causa efeitos paranoicos, delírios e alucinações que podem acarretar em alterações psicológicas se usadas frequentemente.
Qual é o efeito da droga zumbi no organismo?
Componentes básicos da mistura que produz a Krokodil são produtos considerados de fácil acesso, o que acaba facilitando tanto a sua produção quanto a aquisição.
Após a aplicação, o usuário sente todos os benefícios da liberação de dopamina.
O problema é que tem grande potencial para levar à dependência física e psíquica, o que estimula um consumo cada vez maior e frequente.
Como a desomorfina é a responsável por induzir efeito ansiolítico, como resultado, pode causar paranóia, delírios e muita agitação.
O organismo não consegue eliminar a substância tão rápido, o que faz com que permaneça no sangue e dificulte o funcionamento de vários processos internos.
A longo prazo, o usuário da droga zumbi pode apresentar distúrbios mentais que alteram seu comportamento em diferentes situações. Não é à toa que quadros de psicose e condutas violentas costumam acompanhar esses indivíduos.
Os sinais externos assustam porque ficam bastante visíveis após a utilização da droga.
A mistura pode causar úlceras por toda a pele e mucosas, além de abcessos que podem exigir amputação de membros. Com esta substância agindo no sangue, é grande o risco de danos a vários tecidos.
Em casos mais graves acaba decompondo os músculos e deixando os ossos expostos. A necrose e a gangrena são comuns, especialmente nos pontos de aplicação da droga.
Porém, nada impede que a substância se espalhe e atinja todos os sistemas e órgãos. A internação quase sempre se faz necessária para que o usuário fique longe da substância nociva e evite problemas mais graves.
O objetivo é garantir acompanhamento especializado para conter os danos e recuperar a saúde.
A droga zumbi pode causar dependência?
Sim, assim como qualquer outra, a droga zumbi possui um potencial de dependência. Seus efeitos são extremamente fortes e suas substâncias são muito tóxicas para o organismo, sendo assim, a exposição prolongada a essa substância leva a necessidade cada vez maior de consumo, causando a dependência.
Quanto tempo dura o efeito dessa droga?
O efeito da droga inalada ou injetável tem duração de uma hora e meia, ingerida ou misturada com bebidas ou alimentos. Ela demora cerca de sessenta segundos para começar a fazer seus efeitos.
&aAtendimento
Por favor preencha todos os campos